sábado, 14 de novembro de 2015

CAMISETA COM GIZ DE CERA?

Como estampar camisetas com lixa e giz de cera


Esta matéria é especialmente para as crianças. Claro! São elas que amam brincar com giz de cera...
Elas ficarão encantadas com a oportunidade de poder usar roupas estampadas com seus próprios desenhos. Usando itens que provavelmente já tenha em casa, você poderá transferir um desenho de giz de cera para uma camiseta. Como a imagem ficará invertida ao ser transferida para o tecido, certifique-se de avisar aos seus filhos para desenhar letras ao contrário, se quiserem escrever algo. Escolher um giz de boa qualidade aumentará o colorido e a riqueza no resultado final, mas isso não impede de usar um giz de cera normal mesmo assim. Esquente o ferro de passar quando as crianças estiverem terminando suas obras de arte e faça camisetas personalizadas para toda a família.

Instruções


  1. 1
    Coloque uma folha de lixa de grão fino sobre uma superfície lisa com o lado abrasivo voltado para cima. Usando giz de cera, faça um desenho na lixa. Coloque pressão para deixar os traços do desenho bem grossos. Pode ser necessário que um adulto reforce o desenho da criança com o giz, garantindo que os traços estejam fortes o bastante para que a imagem seja transferida por igual.

  2. 2
    Corte um pedaço de papelão em um tamanho que possa entrar na camiseta. Envolva o papelão em papel alumínio, colando-o com fita adesiva, se necessário. Coloque o papelão envolvido por papel alumínio por dentro do corpo da camiseta. O papelão deve ficar por baixo da região para a qual o desenho será transferido.

  3. 3
    Coloque a lixa sobre a camiseta, posicionada no local desejado. O lado com o desenho deve ficar virado de frente para o tecido. Passe o ferro sobre o verso da lixa deitada na camiseta por 30 segundos, com o ferro aquecido. Com cuidado, levante um dos cantos da lixa para conferir se o desenho foi transferido. Caso seja necessário, passe o ferro novamente, por mais 10 segundos de cada vez, até que a imagem esteja totalmente transferida. Em seguida, deixe esfriar.
  4. 4
    Remova a lixa da camiseta quando já estiver fria. Com cuidado, levante a lixa pouco a pouco, de um canto ao outro, até que esteja completamente solta.

É isso mesmo, o giz de cera passa do estado sólido para o líquido em certa temperatura, então quando passamos o ferro, fazemos uma espécie de tinta à base de óleo. O mais legal desse método mirabolante é que a estampa não sai na água.

Dica:
– Dê preferência para as lixas mais finas, pois o resultado é melhor. No vídeo foi usada uma lixa de gramatura 120.
– Use o modo mais quente do ferro de passar.
– Não esfregue a estampa na hora da lavagem, porque aí ela vai desbotar. Nem utilize reagentes como querosene, gasolina e óleo, pois podem estragar sua estampa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário